[Resenha] O Guia do Mochileiro das Galaxias - Douglas Adams

sexta-feira, julho 19, 2013


Desejo ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, há pouco mais de um ano, quando li uma sinopse do livro em um desses sites de venda online (do tipo saraiva), mas ocorre que sempre que você quer muito algo, surgem empecilhos. Na época que eu o vi a primeira vez o empecilho eram os trabalhos de faculdade, depois vieram os projetos reais e depois vieram à pilha de livros que eu tenho na, minha prateleira, para ler.
Ganhei o Guia numa ocasião boba, porém muito especial. Quem me deu foi a Lahís, a parceira aqui do blog, depois de me ouvir falar dele um milhão de vezes. O presente veio completo, a trilogia inteira. E com ela, vieram as férias, na qual estou tentando me aventurar e tentar colocar toda a minha leitura em dia.
O Guia do Mochileiro das Galáxias, primeiro livro da trilogia homônima, é uma viagem e tanto. Quanto mais eu lia o livro, mais envolvente ele ficava. Ganhou-me, em grande parte, por conter trechos do famoso Guia dentro de suas paginas a outra parte, os responsáveis foram os personagens, que quanto mais diferentes eram, mais iam se interligando no meio do caminho.



A saga começa numa quinta-feira com um grande problema para Arthur Dent, um humano, que tenta fazer com que a sua casa não seja demolida para dar o lugar a uma estrada enquanto o seu melhor amigo Ford Prefect conta ser um alienígena e tentar salva-lo antes que a Terra seja destruída.  Depois de muita confusão (tanto dentro como fora da cabeça de Arthur Dent) ambos conseguem sair sãos e salvos dessa destruição pegando uma carona em uma nave Vogon, a mesma que havia destruído a terra.
E não é que depois de saírem da terra segundo antes dela ser destruída Ford e Arthur conseguem se meter em ainda mais encrenca? Os Vogons não davam carona! Ambos são jogados para fora da nave e o que parece ser uma morte certa acaba se tornando outra carona. Eles foram resgatados pela nave Coração de Ouro (graças ao gerador de improbabilidade infinita) que foi roubada por Zaphod Bleeblebrox, ex ou atual presidente da galáxia e primo de Ford, quer mais improbabilidade? Pois então prepare-se para essa aventura ao lado de Trillian, uma terráquea já conhecida por Arthur, e Marvin, um robô depressivo e bem mal humorado.
Eis que começam a surgir perguntas sobre o porquê do universo e tudo o mais com justificativas capazes de deixar alguns de cabelo em pé. Talvez, quem sabe, você não consiga encontrar aqui um bom significado para A Vida, o Universo e tudo o mais? ;)

Como eu disse, eu já esperava pra ler esse livro há bastante tempo e tinha uma linha diferente do que eu tenho agora, que estou prestes a começar a ler o primeiro livro da trilogia. O livro é bom, e não é que eu não tenha gostado, mas talvez por manter a expectativa grande antes de lê-lo eu tenha esperado demais e me decepcionado um pouco, mas isso não significa que estou menos empolgada com o restante da trilogia, muito pelo contrario. Acontece que o livro tem 35 capítulos, e só a partir do 22º é que fui começar a me envolver na história de Arthur Dent. É um livro um tanto cansativo, porém, no decorrer do livro você acaba sempre sorrindo ao ler piadas de humor inteligente.

Recomendo O Guia do Mochileiro das Galáxias para fãs de videogames, nerds e fanáticos por histórias em quadrinhos. E, por mais que o livro seja um clássico juvenil, não há idade para envolver-se na trama de Douglas Adams. O mesmo contem boas doses de humor e ironia delicada, personagens sedutores, descrições de cenários por completo e aventuras envolventes que vão estimular a sua criatividade e imaginação.
Em 2005 lançou um filme baseado no livro e recebeu o mesmo nome (O Guia do Mochileiro das Galáxias), ainda não o assisti, mas ele está na minha listinha. Assim que eu ver eu faço uma resenha dele também!

Posts Relacionados

0 comentários